Resumo da Assembléia Geral Ordinária da Associação naturista de Abricó
Data: 23 de março de 2014
Local: Praça da Alimentação do Recreio Shopping

Hora: 13 h 33

O Presidente da Associação, Pedro Ribeiro, deu início à Reunião e nomeou João Pereira, secretário da Associação, como secretário da assembleia. Em seguida Pedro Ribeiro explicou os temas principais da assembleia: pressão por parte dos gestores dos Parques da Prainha e Grumari, que estão exigindo o fim da obrigatoriedade da nudez nos finais de semana, como também um projeto para cancelar a permissão da prática do naturismo na praia do Abricó vindo dos mesmos gestores. Outro motivo é o apoio dos Naturistas para o projeto de Lei que está para ser votado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, de autoria da vereadora Laura Carneiro, que estabelece a prática do Naturismo na praia do Abricó.

Aberto os debates foram discutidos os problemas oriundos de uma possível liberação de uma praia mista (vestidos e nus) e citação de exemplos de atitudes constrangedores que têm ocorrido na praia principalmente nos dias e horários em que a Associação não está presente na praia, justamente quando o nudismo não é obrigatório. Lido o projeto de lei de autoria da vereadora Laura Carneiro, foi discutido se a obrigatoriedade da nudez deveria ou não ser inserido na Lei sobre o naturismo na praia do Abricó. Alguns acham que isto deveria ser uma postura municipal. Pedro Ribeiro sugeriu que cada associado e simpatizante do naturismo na praia do Abricó escrevesse um e-mail para cada vereador da Câmara Municipal do rio de Janeiro, pedindo que eles votem a favor da Lei da vereadora Laura Carneiro. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade.  Também foi pedido a quem participa de redes sociais pedir apoio desses internautas.

Na continuidade Pedro apresentou a pressão que vem sofrendo por parte dos gestores dos Parques da Prainha e de Grumari sobre a prática do naturismo organizado na praia do Abricó. Há um boato de que os gestores entraram com um pedido para o cancelamento da permissão da nudez na praia do Abricó. Foi decidido passar abaixo-assinados pedindo a permanência da prática do Naturismo com está atualmente, organizado e com nudez obrigatória aos sábados, domingos e feriados, além de exigir a presença de segurança oficial do estado e Prefeitura em todos os dias da semana, de modo ostensivo e permanente. Haverá dois abaixo-assinados um físico que será passado por cada associado para pessoas conhecidas, com meta de cada um conseguir ao menos 100 assinaturas. Os abaixo-assinados serão enviados às autoridades municipais que tenham possível relação com a prática naturista.

Na continuidade foi colocada em discussão a área que foi criada na praia, experimentalmente durante o verão, que especificava local exclusivo para casais, mulheres e associados. Posto em votação houve a seguinte pontuação: a favor da continuação da existência da área, 4 votos. Contra a continuidade, 7 votos. Abstenção: 1 voto.

O associado André apresentou a possibilidade de sua irmã fazer lay-out para novas placas de sinalização a serem espalhadas pela praia e também um novo lay-out para as páginas do site da associação.

O associado Rogério levantou a questão de agressão física que em determinadas circunstâncias ocorrem contra meliantes da regas do naturismo. A discussão ocorreu mas não foi conclusivo.

Pedro informou que no dia 30 de março haverá na praia uma equipe de TV chilena para fazer uma matéria sobre a praia, motivada pela realização da Copa do mundo no Brasil. Pede apoio a quem quiser participar e lembra que ninguém será filmado se não quiser.

O evento aniversariantes do mês de março, por votação, foi antecipado para o dia 29 de março, sábado.

Como ninguém manifestou o interesse em propor ou discutir qualquer outro assunto, foi declarado o encerramento dos trabalhos às 15 horas e 30 minutos.

Estiveram presentes os seguintes associados William (associado 595), Rogério (associado 453), Miguel (associado 670), Victor (associado 744), André (associado 748), Hamilton (associado 195), Gabriela (associada 749), Bruno (associado 777), Lucas (associado 761), Carlos (associado 56), Pedro (associado 36) e João (associado 444).
 

Rio de Janeiro, 23 de março de 2014

 

João Batista Pereira - secretário

Pedro Ricardo A. Ribeiro - presidente