Resumo da Assembléia Geral Ordinária da Associação naturista de Abricó
Data: 15 de maio de 2011
Local: Praia do Abricó

Hora: 14 h 15

O presidente da associação, Pedro Ribeiro, abriu os trabalhos. Foi feito convite para alguém assumir o papel de secretário e realizar a ata. Vilma aceitou.

Havia 11 associados presentes no início da assembleia. Pedro Ribeiro agradeceu a presença de João Olavo Rosés, presidente da Federação Brasileira de Naturismo e de sua esposa, Rayssa, secretária da FBrN. Apresentou o Certificado de Área Naturista dado à praia do Abricó recebido de João Rosés. Foi lida e aprovada a Ata da assembleia anterior realizada em 19 de dezembro de 2010. Pedro observa que a tentativa de estabelecer uma escala de responsabilidade pela praia no verão não resultou em adesão dos associados e expressa sua decisão de não assumir sozinho, por todos os dias tal função. Apresenta o saldo negativo atual de R$ R$ 385,00 no tesouro da associação.

O sr. João Rosés, presidente da FBrN, tomou a palavra. Considera que Abricó, Tambaba e Pinho são as mais representativas praias de naturismo do país, e por isso apressou-se em valorizar o trabalho da ANAbricó, na pessoa de Pedro Ribeiro, a valorização da praia e do jornal OLHO NU; apresenta também seu plano de trabalho e solicita opiniões, crítica e comprometimento de todos com o mesmo, informando que 90% do mesmo é fruto de seguidas discussões em assembleias entre as associações federadas. Informa que: a) já foi contratado um jornalista para divulgar as ações e uma assessoria jurídica; b) está sendo instituído o Centro de Estudos Naturistas e Museu Luz del Fuego; c) Pedro Ribeiro vai coordenar o Museu Virtual do Naturismo; d) aprovada na Câmara dos Deputados a Lei do naturismo, foi reapresentada o seu texto original no Senado federal, devido ao arquivamento do anterior - processo acompanhado em Brasília por três diretores de assuntos parlamentares da federação; e) solicita apoio de todos no sentido de manifestarem-se e exercerem pressão política para a votação da Lei do naturismo no Senado; f) houve desfiliação da SONATA e incriminação de um ex-dirigente desta associação , em, Tambaba, e posterior manifestação de políticos locais contra a frequência de crianças e adolescentes à Praia de Tambaba. Após reunião com autoridades locais, a Praia de Tambaba foi mantida como naturista, retirando-se a restrição a crianças e adolescentes. É feita a assinatura de um manifesto em defesa do Naturismo, contrário à pedofilia e à prostituição; g) o Planejamento Decenal visa diminuir o problema de descontinuidade nas ações estratégicas da Federação e incentivar o surgimento de novas e jovens lideranças.

Pedro apresenta o problema da inadimplência, com a histórica média de 70 pagantes mensais porém com mais de 600 associados cadastrados, que é fator restritivo à manutenção do pessoal de apoio, sobretudo após o encerramento do verão. Paulo lembra a possibilidade de envio de boleto bancário, Vilma sugere o envio por e-mail e Pedro observa que isso demanda um secretário para o controle dos depósitos e levanta a possibilidade de oferecer débito automático; decide-se pela continuidade das discussões sobre este assunto em assembleia futura.

Proposta de novas diretrizes para o gerenciamento da ANA e da praia do Abricó, por Pedro: necessidade de descentralização administrativa e de outra fonte de renda, além das contribuições dos associados. Sugestão: instituir uma barraca na praia para vender produtos, em negociação com os concorrentes, para cobertura dos custos , incluindo os dos dois apoios, dois vendedores, um apoio para serviço geral e um administrador da praia. Denise se manifesta disposta a estudar a proposta, mas expõe seu desagrado quanto á ausência de outra alternativa, uma vez que sua permanência conste em ata de sessão anterior. Solicita que conste em ata que, caso aceite a proposta, fiquem asseguradas as suas permanências como vendedores por, pelo menos, um ano. Os presentes apresentaram propostas de eventos e produtos que movimentem a praia e gerem recursos à Associação. Início desejado destas novas diretrizes: 30 de setembro de 2011. Colocada em votação a proposta de nova diretriz de busca de recursos financeiros pela forma descrita anteriormente, ocupando um ponto de venda na praia, houve aprovação por seis votos favoráveis e um contra. Denise manifesta a disposição de recuperar o direito do ponto de venda se após um ano, a Associação não desejar a continuação da barraca.

Pedro atualiza os associados quanto aos esforços para a instituição do CNPJ da Associação, necessitando de ratificação dos presentes à Ata de Constituição da Associação. Aprovado.

Comemoração do Dia Mundial do naturismo, com bingo, lanche e oferecimento de um cesto de frutas ao vencedor, em 5 de junho. Comissão organizadora Paulo e Carlos.

Festa Julina. Sugestões da Denise: pulseiras identificadoras, com venda antecipada, bingo, som por gerador, mediante pagamento do combustível, comida. Comissão organizadora: Denise. Data 17 de julho ou, em caso de impossibilidade climática, 31 de julho.

Nada mais havendo a tratar, o Presidente Pedro ribeiro agradece a presença do sr. Presidente e da Secretária da Federação Brasileira de Naturismo e dá por encerrada a reunião e eu,Vilma Azevedo da Silva Pereira, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e por todos os presentes.

A reunião foi encerrada às 15 horas e cinquenta minutos.

Sendo assim disposto, Rio de janeiro 15 de maio de 2011

Vilma Pereira - secretária

Pedro Ribeiro – presidente