Ata da Assembléia geral ordinária da Associação Naturista de Abricó, realizada em 20 de janeiro de 2007, às 14:00.

Local: Praia do Abricó

Composição da mesa: Pedro Ribeiro – presidente

                              Wagner Baptista – secretário

                              Ana Paula - auxiliar

 A assembléia foi iniciada com a leitura, pelo associado Antonio Alves, da Ata da Assembléia realizada em 9/12/2006. Ela foi aprovada sem ressalvas, por unanimidade.

Alguns esclarecimentos sobre questionamentos administrativos surgidos durante a leitura da Ata da Assembléia anterior foram prestados por Pedro Ribeiro aos dois novos associados Rose e Edu.

Passou-se então para os tópicos previstos para discussão.

Formas de aumentar a receita da ANA:

Bia levantou a possibilidade de aceitar doação de contribuição espontânea em dinheiro por pessoas que freqüentem a praia com menos regularidade. Rosângela sugeriu uma cobrança de pedágio para entrar na praia, da mesma forma que é feita em algumas praias da Europa. Essa sugestão foi descartada pela intervenção de Ruy, que lembrou que no Brasil isso seria inconstitucional. Thiago propôs que se passasse uma “caixinha” de doação e questionou quando e como seria feito isso. Pedro informou e mostrou a existência de uma caixinha já confeccionada para este fim. Foi pedido então que se apresentassem voluntários para passar a “caixinha” a todos os freqüentadores da praia. Os associados Eduardo, Thiago e Bia se dispuseram a fazer o serviço, porém foi pedido que mais gente pudesse se empenhar para passar a “caixinha”, desta forma não seria necessário aumentar a mensalidade. Pedro lembrou também da necessidade de haver associados que ajudem na venda de camisas e bonés da Associação. Fiou decidido que a “caixinha” ficará à disposição de todos os associados, cabendo ao responsável pela praia no dia arregimentar o grupo para passar a “caixinha” na praia.

Thiago pediu acesso à chave do armário para que ele possa pegar a “caixinha” quando não houver uma pessoa da diretoria presente.

Eduardo sugeriu determinar uma escala de presença na praia. Pedro reiterou a sugestão defendendo uma escala administrativa. Embora debatido esses dois assuntos anteriores não foram votados.

Pedido de Passaporte: Ruy Bessa (associado 26) pediu passaporte para a próxima assembléia prevista para 10 de fevereiro.

Entrega de Passaportes: Thiago Rezende (associado 311) e Ana Paula Rezende (associada 310) receberam seus passaportes com selos de 2006, válidos até julho de 2007.

Sugestão de Convênios:

Pedro trouxe a sugestão da associada Joseane para contato com dois restaurantes de comida natural com possibilidade de fazermos encontros naturistas uma vez por mês. Foi questionado a obrigatoriedade de haver um encontro uma vez por mês. Ficou definido que se apuraria a melhor forma de realizar este projeto entrando em contato com os restaurantes. Depois, Joseane chegou na Assembléia e explicou que o acordo é para se fazer eventos nos locais mencionados sem obrigatoriedade de regularidade. Se questionou a possibilidade de que os restaurantes fizessem acordo de oferecer descontos aos associados que os utilizassem em qualquer momento. Joseane disse que não sabe informar a respeito disso e que seria necessário conversar com os donos. Pedro propôs que vá alguém para conhecer os locais e viabilizar um possível acordo de convênio. Ficou acertado que os associados Eduardo, Stéferson e Joseane irão aos restaurantes.

Dia Nacional do naturismo.

A partir deste ano, de acordo com decisão da Federação Brasileira de Naturismo, no mês de fevereiro será comemorado o Dia Nacional de Naturismo. A data será todo dia 21, mas ficou aberta às associações a melhor data para comemorar de acordo com suas possibilidades. Foi sugerida a data 25 de fevereiro, com uma festa à Americana, com cada associado que quiser participar trazendo um pratinho de doces ou salgados ou frutas. A definição será feita na próxima assembléia ordinária.

Participação da ANA no 1º Congresso Latino Americano de Naturismo na praia do Pinho.

Nos dias 31 de março e 1 de abril de 2007 será realizado na praia do Pinho em Santa Catarina o primeiro Congresso Latino Americano de Naturismo. Havia sido feita uma proposta para que a ANA levasse uma comitiva para participar do evento. Pedro salientou que os custos serão integralmente pagos por quem desejar ir. Eduardo propôs um cadastramento/inscrição no site de quem tiver interesse em participar, já informando de como seria o pacote. Ficou decido que iremos tentar enviar uma comitiva e o custos seriam pesquisados e divulgados posteriormente. Ficou definida a confecção de uma bandeira da Ana para o Congresso.

Segurança para o meio de semana

Foi apresentada a proposta de estender o serviço de fiscalização e orientação para as sextas-feiras não chuvosas do restante do mês de janeiro e para fevereiro. Para cobrir os custos foi sugerido que os barraqueiros da praia contribuam com uma taxa fixa para suprir estes valores. Pedro lembrou que isto depende da concordância dos vendedores e propôs uma reunião com eles, que foi a proposta vencedora. Porém já ficou definido que a partir de sexta dia 26 de janeiro, já haverá o serviço na praia, se o dia não for chuvoso.

Participação e organização da ANA no World Naked Bike Ride.

A organização internacional da WNBR, passeio ciclístico com as pessoas nuas pelas ruas das cidades com o intuito de protestar contra o uso de combustível para transporte, entrou em contato com a Associação sugerindo que ela se encarregasse da organização do evento no Rio de Janeiro, que se realiza mundialmente em Junho. A ANA ficaria responsável por determinar o local e viabilizar o evento através de pedido de permissão e apoio dos órgãos competentes. A proposta de local foi a praia da Reserva entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. Muitos dos presentes se sentiram temerosos com a possibilidade de uma reação hostil por parte dos moradores e transeuntes. A Assembléia decidiu que a ANA não se comprometerá com o evento.

A Assembléia foi encerrada às 16 horas.

Assinaram a lista de presença 16 associados

Sendo assim disposto, Rio de janeiro 21 de janeiro de 2007

Pedro Ribeiro – presidente

Wagner Baptista – secretário

Ana Paula Rezende - auxiliar