Eventos Antigos


Festa Julina da Associação Naturista do Abricó foi de "arrasar"

 

M. Martins

A animação da festa foi contagiante

Não teve frio que conteve a animação do arraial julino realizado no sábado 21 de julho, pela Associação naturista de Abricó. O sítio alugado para o evento é deslumbrante com muita área verde, uma grande piscina, quadra de vôlei e de futebol, além de salão de jogos com ping-pong e sinuca, entre outros. A festa deste ano não foi programada para a praia, porque a festa prevista para o ano passado não pode ser realizada por causa do mar em ressaca que tirou toda a areia da praia. Então a diretoria decidiu não arriscar e apostou no certo.

 

Muita música, muitas brincadeiras, muita alegria e muita descontração. O frio intenso que se abateu sobre o sábado de jogos pan-americanos não desanimou ninguém, e teve até mesmo gente que passou a noite toda na piscina (gelada)!

 

Durante todo o tempo foram exibidos vídeos naturistas para aqueles que queriam se inteirar mais sobre nosso estilo de vida. O nudismo não foi obrigatório (por causa do frio) o que animou alguns frequentadores a trazerem amigos e parentes para nosso convívio harmonioso e conhecer melhor o Naturismo.

 

(enviado em e 27/07/07 por Pedro Ribeiro)


foto: Edson Lavos

Dia Internacional do naturismo festejado com muitas frutas e bolo

 

 

No dia 7 de junho, a Associação Naturista de Abricó (www.anabrico.com) festejou em um lindo dia de sol do outono carioca o Dia Internacional do Naturismo, com muitas frutas, pastéis, pastas e bolos. Parabéns ao Naturismo brasileiro e mundial pelo seu dia.

 

 

(enviado em 10/06/07 por Pedro Ribeiro)


Aniversariantes do mês de abril

 

Nos preparativos da mesa até catavento houve.

Realizou-se hoje, 1 de maio, na Praia do Abricó, a comemoração dos aniversários dos associados nascidos em abril. O evento ocorreu excepcionalmente fora do tradicional último domingo do mês porque as condições do clima e do mar não foram favoráveis no dia 29 de abril, ao contrário das encontradas neste feriado do dia do trabalho.

 

Dos 12 associados que nasceram em abril, quatro compareceram deixando suas marcas de alegria e confraternização.

 

(enviado em 1 de maio de 2007 por Pedro Ribeiro)


O X CongreNAT já aconteceu... e foi um grande sucesso!

 

O X CongreNAT, o Congresso Brasileiro de Naturismo, realizado entre os dias 2 e 5 de novembro de 2006 na praia do Abricó, Rio de Janeiro foi um sucesso sem precedentes na história do naturismo brasileiro. Todos os meios de comunicação brasileiros e até internacionais compareceram às areias da praia para registrar (e aprender sobre) o naturismo e sua história brasileira e mundial.

foto: Brasil Naturista

A pintura corporal também se fez presente neste 10º Congresso

Nestes quatro dias  de evento organizado pela anfitriã ANA (Associação Naturista de Abricó) centenas de visitantes oriundas de todas as regiões do país e de alguns países movimentaram a área com seu carinho e alegria. Muitas novas amizades se fizeram e velhos amigos se reencontraram. Foi a "nata" do naturismo brasileiro que esteve por aqui, aqueles que lutam com todas as suas forças para o engrandecimento de nosso movimento. Esta "nata", por força de seu comprometimento, tiveram que abandonar as horas de lazer na praia para comparecerem nas reuniões deliberativas.

 

Muitas decisões foram tomadas, tais como tornar obrigatório o uso do passaporte naturista em todas as áreas comerciais naturistas e a escolha da nova diretoria que tomará posse em fevereiro do ano que vem. Veja a cobertura completa em nosso jornal OLHO NU.

 

(enviado em 6/11/06 por Pedro Ribeiro)


 

Dia Internacional do Naturismo

na praia do Abricó

Desta vez não teve ressaca nem chuva para atrapalhar. São Pedro e Netuno deram uma colher de chá e a ANA pode festejar o dia internacional do naturismo nesses dias 10 e 11 de junho de 2006.

foto:Mauro Martins

A faixa fez as saudações aos visitantes

Centenas de pessoas compareceram à praia e dezenas participaram das brincadeiras esportivas e de entrosamento. Torneio de futebol, torneio de peteca, corrida dos pés juntos, corrida do carrinho de mão, torneio de vôlei, bingo, a prova de trazer comida para a festa e pintura corporal foram as atividades realizadas, que visavam unicamente ressaltar a face de confraternização do Naturismo. Cada participante recebeu 1 ponto. Se ele ou sua equipe ganhou a prova em que competiu foram acrescentados 3 pontos, se foi o segundo lugar recebeu 2 pontos, se terceiro mais 1 ponto. O participante que fez o maior número de pontos ganhou uma estadia no Hotel que será oficial durante o X Congresso Nacional de Naturismo a ser realizado em novembro. O segundo colocado ganhou dois DVDs sobre naturismo e o terceiro, um DVD. Parabéns a todos os naturistas pelo seu dia.

Agradecimentos ao pessoal que se empenhou para o sucesso da festa, Arthur, Cristina, Edson, Conceição, Wagner, André, Mauro e a todos os demais participantes, muito obrigado.

Veja as fotos do evento e clique sobre elas para ampliá-las.

fotos: Marcelo Pacheco

centenas de pessoas prestigiaram o evento

o vôlei não faltou

foto:Mauro Martins

fotos: Marcelo Pacheco

A mesa começando a ser posta...

... e o momento mais esperado: servir-se na mesa da culinária

fotos: Marcelo Pacheco

fotos:Mauro Martins

Os vencedores do concurso de pintura

O bingo atraiu multidão

Os pontos dos participantes eram cuidadosamente anotados no placar oficial

fotos: Mauro Martins

O torneio de futebol movimentou a galera...

e o torneio de peteca foi muito concorrido.

A corrida dos pés amarrados foi muito divertida


Encontro dos Naturistas de Abricó no Recanto Paraíso

No final de semana passado, 4 e 5 de fevereiro, os naturistas da praia de Abricó invadiram o Paraíso.

Não faltaram pedidos à diretoria da ANA para fazermos encontros sociais fora da praia de Abricó. Para começar foi escolhido o sítio naturista RECANTO PARAÍSO que se localiza na cidade de Piraí, a cerca de 100 km ao sul da capital fluminense.

O Recanto "bombou" com nossa presença descontraída e amiga, deixando saudades em outros frequentadores habituais do lugar, que foram surpreendidos por nossa postura exemplar.

Quebrando um pouco o dogma da estância naturista de não aceitar homens desacompanhados de mulheres, os associados solteiros da ANA mostraram que são tão respeitadores da ética naturista quanto qualquer casal naturista.

O final de semana foi regado com muita piscina de água fria que refrescou um pouco o forte calor que fez na região. A noite estreladíssima deslumbrou os cariocas pouco acostumados com um céu assim, que serviu de teto para uma animada festa dançante.

Não podia deixar de haver o jogo de vôlei, que levou nossos atletas a se exercitarem debaixo de um sol fortíssimo. Também na piscina rolou o vôlei de piscina. Não podia deixar de haver o famoso jogo de shuffle board, cuja quadra do Recanto Paraíso é a melhor das áreas naturistas brasileiras. Mas a novidade foi um jogo de salão, ou melhor de cartas, chamado UNO, que virou mania entre um grupo animado.

As delícias da cozinheira Carmen levaram ao delírio gastronômico aqueles que não precisam de um regimezinho e ao indefectível sentimento de culpa daqueles que precisam.

Foram dois dias relaxantes e alegres.

A coordenação do evento foi de responsabilidade do diretor Edson Lavos, com auxílio imprescindível de sua esposa Conceição.

Agradecemos a Fátima Alves, coordenadora de eventos do Recanto, e ao Valdir Sousa, proprietário pelo formidável final de semana e pela disponibilização de toda sua infra-estrutura.

Veja a seguir algumas fotos (clique para ampliá-las)


 

E São Pedro colaborou... Mais uma vez

No domingo, 13, enfim aconteceu a Festa Havaiana, que reuniu as dezenas de pessoas que contribuíram antecipadamente para o sucesso do evento. Homero, Cristina, Edson, Conceição e todos os outros envolvidos na organização agradecem aos presentes. Desta forma concluímos os festejos programados que comemoravam os dois anos de liberação da praia do Abricó.

E no feriado de 15 de novembro Grumari lotou, como sempre, e mostrou que é urgente as autoridades tomarem medidas que tranquilizem o trânsito que se torna infernal naquela área. Mesmo assim, a praia do Abricó bateu seu recorde de presença feminina.

Veja alguns momentos fotográficos do que aconteceu durante estas semanas:

Pedro Ribeiro Jorge Barreto Pedro Ribeiro João Salles João Salles Jorge Barreto
Edson, o diretor de eventos, trabalhando duro para organizar os jogos e já com as medalhas em punho. A mídia foi ver de perto o que estava acontecendo O portal de entrada foi preparado para receber os visitantes A "Paz" estava presente  nas comemorações do aniversário de Abricó Membros do Ynai-Brasil visitaram a praia O "solau" foi regado a frutas e violão
Jorge Barreto André Herdy André Herdy André Herdy André Herdy
O futebol das mulheres encantou platéias O torneio de vôlei foi muito disputado A gincana proporcionou recolher muito lixo da praia Pintura corporal empolgou frequentadores... ...e até quem estava debutando no naturismo

 

Venha participar. O sucesso do naturismo na praia do Abricó é feito por todos

Festa no Abricó começou

 

foto: Pedro Ribeiro

A praia do Abricó foi preparada para mais um evento comemorativo

Depois de uma semana de muita chuva, que provocou o adiamento do início das comemorações de dois anos da liberação do naturismo na praia do Abricó, na cidade do Rio de Janeiro, São Pedro finalmente colaborou e neste domingo a festa começou. O primeiro evento foi a Pelada dos Pelados, que reuniu oito equipes para um torneio de futebol muito concorrido e estafante para alguns. Após o jogo dos marmanjos, as mulheres se reuniram e deram sua cancha futebolística, com muita competência e garra.

 

Após a premiação dos vencedores, com medalhas, começou o "solau", o luau à luz do sol. Com muitas frutas, jogos e uma roda de viola comandada por Marcelo Fadul, que reuniu um grande grupo de cantores afinados.

 

foto:: João Salles

A "Paz" estava presente  nas comemorações do aniversário de Abricó

No sábado, 8, antes do primeiro dia já aconteceu um evento reunindo os naturistas para uma sessão de fotos à la Spencer Tunick, que desenharam a palavra "paz" usando seus corpos nus (foto).

 

No próximo domingo, 16, a festa continua com um torneio de vôlei que promete fazer a alegria da galera.

 

 

 

 

(enviado em 9/10/05 por Pedro Ribeiro)


 

Chuvas transferem primeiro dia de festa no Abricó

 

foto: Pedro Ribeiro

Banhista lê o painel fotográficvo comemorativo

São Pedro não colaborou. Após o sábado maravilhoso de sol e calor, uma frente fria chegou rapidamente ao Rio de Janeiro, trazendo chuva e frio para a praia do Abricó. Por causa disso os eventos programados para esse primeiro dia de festejos de dois anos de liberação do naturismo ficam transferidos para domingo 9, que serão acumulados com os previstos para a data.

 

Mesmo assim a diretoria esteve presente e fixou a faixa comemorativa e os painéis fotográficos. Para saber sobre todos os eventos clique em Festa de Outubro

 

(enviado em 2/10/05 por Pedro Ribeiro)


Volta às origens

Na Grécia Antiga o gymnasion era o local destinado aos exercícios corporais e militares, daí a origem do nome ginásio em português. Porém a palavra grega gymn significa nu, e era dessa forma que os exercícios físicos e atividades esportivas eram praticados naquela época.

A Associação Naturista de Abricó volta às origens e promove em todos os domingos em que o clima permitir o

Aulão de Movimentos Corporais

Sob o comando do professor Rogério Martins, usando o uniforme do naturismo, todos estão convidados a "espantar a ferrugem do corpo" com Movimentos leves e suaves buscando o equilíbrio e bem estar físico, social e de qualidade de vida.

Junte-se a nós.

Todo domingo, às 11 horas da manhã, à beira-mar.

Mexa-se.

A primeira aula já aconteceu neste domingo 17. Venha participar das próximas aulas também.

fotos: André Herdy


Dia Internacional do Naturismo comemorado em grande estilo na praia do Abricó

O dia 5 de junho de 2005 vai ficar marcado na história da praia do Abricó pela confraternização e alegria gerada pelas comemorações do Dia Internacional do Naturismo. O tempo maravilhoso contribuiu ainda mais para o grande sucesso. Com ampla cobertura de toda mídia de comunicação, os naturistas mostraram que o naturismo veio mesmo para ficar no Rio de Janeiro.

Apesar de nem todas as atividades previstas puderam ter sido realizadas por falta de tempo, a descontração foi total. O ponto alto foi o concurso de pintura de corpos, cujo estreante na praia, Rony, com a obra intitulada "O incrível HulK" levou a taça de 1º prêmio. O segundo lugar ficou com Conceição e o terceiro com Cátia, cada uma recebeu uma medalha.

O Incrível Hulk ficou com o prêmio de melhor pintura

Cátia foi a terceira colocada, neste momento em fase aprimoramento

Outros concorrentes da Pintura Corporal

O concurso de escultura na areia teve uma contribuição desastrosa da natureza. A maré destruiu todas as obras antes que elas pudessem ser julgadas. E somente um candidato, Sérgio Fernandes, não se conformou e resolveu fazer uma outra escultura, uma figura de Cristo. Levou a taça do primeiro lugar.

Também a natureza impediu a finalização do torneio de vôlei. A quadra foi totalmente invadida pela maré que inviabilizou a competição, afinal não era competição de pólo aquático. A corrida com o ovo na colher fez as crianças presentes se divertirem e também ganhar medalhas.

Não houve tempo para fazer a gincana ecológica, que seria competição entre dois grupos rivais que deveriam recolher a maior quantidade de lixo da areia e da encosta. Essa fica adiada para o último domingo do mês de junho.

A mesa de frutas foi grande sucesso, bem rica e variada e os aniversariantes do mês de maio tiveram suas datas lembradas com muita festa.

Vários jornais do Rio de Janeiro estiveram presentes: O DIA, Jornal do Brasil, Extra e o POVO. A revista Capricho aproveitou a ocasião para fazer uma ampla cobertura sobre a presença dos jovens no naturismo. Aliás foi o único repórter não-naturista de tantos que lá estiveram a ficar o dia inteiro na praia, completamente integrado ao movimento, ou seja, inteiramente nu.

Entrevistas ao vivo com o presidente da Associação, Pedro Ribeiro e o casal de frequentadores Cátia e Fernando, diretamente da praia, foram apresentadas no programa de Luiz de França, na Super Rádio Tupi, por volta das 10:30 da manhã. O repórter Marcelo não pode circular livremente pela praia por não estar com os trajes adequados para a ocasião. Aliás, aos jornalistas que não queriam usar o traje de gala do naturismo foi solicitado que só entrassem na praia entre 13 e 14 horas, para evitar  a circulação o dia inteiro de pessoas vestidas que realmente incomoda, e muito, os naturistas. Também esteve presente a Rede Globo de Televisão, que fez matéria que foi ao ar no jornal Bom Dia Brasil de 6 de junho e também no RJTV 1ª edição da mesma data.

Outro destaque foi a presença do site Pelados, representado por seu editor Marcelo Pacheco, que veio da Colina do Sol, no Rio Grande do Sul, onde mora e trabalha, especialmente para a cobertura do evento na praia do Abricó. Não precisa nem dizer que usou o traje naturista durante o dia inteiro.

Rio, 6/06/05 por Pedro Ribeiro

Aniversariantes do mês

No dia 27 de março, dia de Páscoa, a Associação Naturista de Abricó comemorou junto com seus associados os aniversariantes do mês de março.

Quem faltou deixou de saborear duas deliciosas tortas, bombons e deliciosos chocolates recheados com creme. Mas tudo bem. No próximo mês tem mais. Dia 24 de abril.


 

praia do Abricó foi matéria da mídia em janeiro

No mês de férias e de sol forte de verão, três empresas de comunicação fizeram matérias sobre a praia do Abricó. O SBT gravou entrevistas e imagens da praia e exibiu-as no dia 10, no jornal SBT Rio. 

foto: Pedro Ribeiro

Repórter do jornal FOLHA DE SÃO PAULO (de costas) também entrou no clima do naturismo

No final de semana seguinte foi a vez da Folha de São Paulo passar o dia inteiro na praia e, fato raro, os repórteres também entraram no clima do naturismo. A reportagem, que focalizará todas as praias naturistas do Brasil será publicada na REVISTA DA FOLHA, encarte do jornal paulista que sai aos domingos. Está previsto para dia 30.

E, finalmente, a Rede bandeirantes esteve no Abricó, numa terça-feira para gravar imagens e entrevistas para ilustrar a matéria sobre a prevista votação da Lei Gabeira, sobre áreas naturistas, no Senado.

 


Chuvas não impedem comemorações na praia do Abricó

foto: João Salles

Sorteio de brindes fez parte das comemorações de aniversário da praia do Abricó

A Associação Naturista de Abricó tem o prazer de convidar os associados e amigos para o evento de comemoração dos aniversários dos associados nascidos no mês de novembro chuva fina e constante que caiu no Rio de Janeiro durante vários finais de semana de outubro quase impediram a realização das comemorações de uma ano de liberação do naturismo na Praia do Abricó. Mesmo assim, segundo o presidente da Associação Naturista de Abricó, Pedro Ribeiro, o ânimo não foi abalado e os freqüentadores puderam ainda comemorar quando a chuva deu chance. O calendário previsto sofreu pequenas alterações de ajuste.

foto: João Salles

Brincadeiras, como a festa das bruxas, determinaram o espírito da festa

Realmente São Pedro não ajudou muito na preparação do cenário ideal para as comemorações de 1 ano da Praia do Abricó. No entanto, nas vezes que ele permitiu os eventos aconteceram e foi grande sucesso. O bingo, o leilão brasileiro, as brincadeiras de salão, o torneio de vôlei e os aniversariantes do mês foram as atividades  realizadas.

O ponto alto foi o sorteio de prêmios para todos que participaram de algum evento. Três prêmios fizeram a alegria da galera. O 3º prêmio, foi um utilíssimo guarda-sol, prevendo os dias de verão que virão. O 2º foi um pernoite gratuito, para duas pessoas, na Pousada da Praia, hospedagem não naturista, situada no Recreio dos Bandeirantes, bem próximo à praia do Abricó. Estes prêmios foram gentilmente ofertados pela Pousada da Praia. O primeiro prêmio foi uma estada de um final de semana na estância naturista Recanto Paraíso (de sexta à noite a domingo à tarde), incluindo os cafés da manhã, para casal. Prêmio gentilmente oferecido pelo Recanto Paraíso.

foto: João Salles

A alegria foi contagiante.

Um ponto extremamente positivo foi a presença constante de policiais militares em todos os finais de semana, até mesmo naqueles em que o tempo não era dos melhores, que garantiram a tranqüilidade do lugar, dando a nós todo o apoio necessário.

No próximo ano tem mais.

Mas os finais de semana continuam.

Compareça e participe. O sucesso da praia depende da colaboração de todos.

A diretoria


A Associação Naturista de Abricó agradece aos amigos e associados que contribuíram para a campanha de doação de roupas em benefício dos internos da Clínica Psiquiatra Santa Edwiges.

Graças ao esforço coletivo, a instituição conseguiu suprir suas necessidades imediatas. Muito obrigado a todos.

A diretoria


A Associação Naturista de Abricó está precisando de sua ajuda.

Para legalizarmos juridicamente a ANA precisamos da colaboração de todos os associados.

Pedimos que acertem as mensalidades que por ventura estejam atrasadas e/ou antecipem em alguns meses as próximas a vencer, ou, ainda, se puder façam doações em dinheiro.

Colabore se for possível, pois tornou-se imprescindível que  a associação se torne uma pessoa jurídica regulamentada. 

Deposite quanto puder na conta Banco do Brasil agência 0597-5, CC 16.484-4 e depois envie e-mail informando a quantia, a data do depósito e o horário aproximado. Ou então compareça à praia e converse com a diretoria. A ANA agradece.

A diretoria


Praia do Abricó sediou segundo encontro nacional dos Naturistas Cristãos

No dia 10 de junho, dia de Corpus Christ, os membros da agremiação, provavelmente, mais interessante e inovadora do Naturismo brasileiro nos últimos anos, oriundos de pelo menos três diferentes regiões do Brasil escolheram a praia para realizar seu evento de reflexão e oração. Leia em Reportagens, o resumo do evento.


A Associação Naturista de Abricó 

INFORMA

Em assembléia geral realizada nos dia 23 de abril de 2004, na praia do Abricó, os presentes decidiram: 

- não permitir às mulheres a permanência na área restrita ao naturismo das que não estiverem inteiramente despidas. Quando estiverem menstruadas e não puderem tirar a parte de baixo do biquíni (ou por qualquer outro motivo) deverão permanecer na área de adaptação. 

-  exigir de todas as pessoas a nudez integral, inclusive travestis, permitindo o uso de acessórios como bonés, óculos, brincos, pulseiras etc. As exceções são apenas a policiais, guarda municipais ou guarda-vidas, quando estiverem em serviço, pescadores com equipamento de pesca que forem para as pedras depois da praia e mergulhadores que estiverem com equipamento e não permanecerem na areia.

- tratar sempre com gentileza, educação e respeito qualquer pessoa, naturista ou não, que quebre qualquer regulamento, porém exigindo-lhe que o cumpra.

- permitir o uso de roupas em dias de frio, quando houver consenso dos associados presentes e neste caso será retirada a faixa delimitadora da área restrita às pessoas sem roupas.

- permitir o uso de camisetas para proteção do frio ou dos sol, mas sem uso da parte de baixo (sungas ou calcinhas).


A Associação Naturista de Abricó 

INFORMA

Em assembléias gerais realizadas nos dias 1 e 2 de novembro e 6 de dezembro de 2003, na praia do Abricó, os presentes decidiram: 

- contratar dois seguranças particulares para patrulhamento da praia em dias de pico de freqüência;

- formar três núcleos posicionados, o primeiro, logo na entrada, com função de recepção, o segundo no meio, e o terceiro no final da praia, ambos com função de orientação e fiscalização.

- filiar a A.N.A. à Federação Brasileira de Naturismo.

- distribuir o passaporte naturista aos interessados.

- confeccionar a carteirinha de associado.

- evitar a permanência de pessoas vestidas nas proximidades dos núcleos distribuídos pela praia.

- aceitar a nomeação de Marco Antonio P. da Silva para o cargo de vice-presidente da associação, em lugar de Márcia Rodrigues.

Você está acessando as páginas da Associação naturista de Abricó




ANA - Associação Naturista da Praia do abricó 2003 / 2008
Todos os direitos reservados.