Notícias da praia do Abricó

Esta página apresenta fatos e, às vezes, fotos, de acontecimentos ocorridos em nossa praia, ou relacionados a ela.

Show em Abricó

img: Pedro Ribeiro

No domingo ensolarado, dia 3 de setembro, a praia do Abricó, no Rio de Janeiro, recebeu a visita do grupo acrobata Terreirada Cearense, que se apresenta em casas de show da cidade. Na praia deram uma "palhinha" de seu trabalho.

 

(enviado em 4/09/17 por Elisangela Santiago)


Reunião debate segurança na praia do Abricó

 

Segunda-feira, 5 de junho. esta data não poderia ter sido mais adequada para mais uma reunião sobre segurança na Praia do abricó. Afinal, o Dia Mundial do meio Ambiente e o Dia Internacional do Naturismo, comemorados nesta data, são datas pertinentes à luta incessante travada pelas condições saudáveis da prática naturista na praia do Abricó. A reunião, convocada pela Associação Naturista de Abricó, teve participação de representantes de diversos órgãos municipais do Rio de Janeiro.

 

O tema central recorrente foi a falta da segurança pública na praia do Abricó e Grumari. Por isso a reunião ocorreu na sede da Guarda Municipal, no gabinete da Comandante Geral. Diversas situações de desrespeito às leis foram relatadas, inclusive o de roubo de placas de sinalização instalados na estrada Estado da Guanabara, os problemas com estacionamento e cobrança irregulares e a prática de delito sexual na praia naturista. Algumas soluções forma apontadas, como o projeto já pronto de portais de acesso à via que margeia os parques da Prainha e de Grumari, que permitirão o controle de automóveis que chegam ao local. Recebemos a promessa da presença da Guarda Municipal por mais vezes ao dia na praia do Abricó, mas a responsabilidade pela segurança da praia é da Polícia Militar segundo o comando da Guarda Municipal. Desta forma foi combinada uma nova reunião, com presença também da Políia Militar e do subprefeito da Barra da Tijuca, para o dia 26 de junho.

(enviado em 15/03/17 por Pedro Ribeiro)


Novo gerente, nova visita

 

Mais uma vez a Associação naturista de Abricó foi recebida para reunião na Secretaria de Meio Ambiente e Conservação. Foi no dia 13 de março, uma segunda-feira. A presidente da ANAbricó, Elisangela Santiago, o secretário, Pedro Ribeiro e o Relações Públicas, Cláudio Haliuc se reuniram com o novo possível gerente da Unidade de Conservação. O objetivo foi tornar conhecida a diretoria da ANAbricó para a nova gestão municipal e cobrar o andamento dos diversos processos que visam melhorias no entorno da praia do Abricó, abertos durante a gestão anterior. No final houve uma atmosfera otimista sobre as relações entre as duas entidades.

 

(enviada em 15/03/17 por Pedro Ribeiro)


Anabricó faz sua primeira visita à nova Prefeitura

 

Na terça-feira, 8 de fevereiro passado, a Associação naturista de Abricó, representada pelo Secretário Pedro Ribeiro e pelo Relações Públicas Cláudio Haliuc foram recebidos pela primeira vez por representante da nova prefeitura do município do Rio de Janeiro, que começou sua gestão no dia 1 de janeiro. Maria Lúcia Navarro Maranhão, gerente da Unidade de Conservação da Secretaria municipal de Meio-ambiente e Conservação, ouviu as informações sobre as reivindicações para melhorias infraestruturais na praia de Abricó e tomou ciência.

 

(enviada em 15/02/17 por Pedro Ribeiro - secretário da ANAbricó) 


Muro de segurança deve sair em torno da praia do Abricó

 

O funcionário da Seconserva fez a medição do local para possível construção  muro

A incansável Associação Naturista de Abricó esteve mais uma vez na praia do Abricó para mostrar ao funcionário da Secretaria de Conservação onde deveria haver um muro para garantir a segurança de banhistas e de motoristas que trafegam na avenida estado da Guanabara. Cláudio Haliuc, relações públicas, e Pedro Ribeiro, secretário da Anabricó, estiveram na quinta-feira quente e ensolarada de 20 de outubro, juntamente com Márcio Antonio funcionário da Seconserva para vistoriar o local e tirar medidas para construção de um muro ou de um guard-rail para evitar possíveis quedas de veículos da estrada sobre o penhasco que margeia a praia do Abricó. Agora o relatório obtido vai ser estudado e será tomada decisão de qual tipo de proteção será construída. No aguardo.

 

(enviada em 24/10/16 por Pedro Ribeiro - secretário da ANAbricó) 


A saga continua: a visita agora foi à Seconserva

 

Da esquerda para a direita: Rogério Freitas, Cláudio Haliuc, Pedro Ribeiro e o subsecretário de Conservação Marcos Aurélio.

Quase todas as secretarias municipais já foram visitadas pela direção da Associação Naturista de Abricó nas últimas semanas, tentando solucionar de vez os inúmeros problemas e necessidades dos banhistas da praia do Abricó, para que tenham uma estada tranquila e satisfatória no próximo verão. No dia da comemoração de 13 anos da liberação judicial que proibia a prática do nudismo na praia do Abricó, 30 de setembro, o Diretor secretário Pedro Ribeiro e o Relações Públicas Cláudio Haliuc estiveram na Secretaria de Conservação para mais uma reivindicação. A Associação está pedindo o cercamento com guard-rail de um trecho da estrada que liga Prainha a Grumari, justamente o mais alto, onde não há nenhum muro e de onde já foram lançados alguns automóveis, de maneira criminosa, na direção do mar, e que se estatelam nas pedras se decompondo em diversas partes. Estas partes são arrastadas pelas ondas em época de ressaca e acabam se espalhando por toda a areia da praia do Abricó, representando risco de saúde aos banhistas, além de ser crime ambiental. O que a Associação quer é evitar repetição dessas cenas e o trabalho árduo que resulta para tirar todo o lixo da areia, como ocorreu recentemente no trabalho de limpeza da Comlurb, justamente para retirar mais de 3 toneladas de material automotivo da praia (motores, bancos, ferragens diversas). É pena que os corredores da burocracia dificultam tanto a realização de um bom trabalho ágil e competente.

 

A Associação foi recebida muito gentilmente pelo Subsecretário Engenheiro Marcos Aurélio e seu Assessor Rogério Freitas. Na ocasião aproveitou-se para pedir o retorno dos quebra-molas na estrada, os quais foram retirados por ocasião dos Jogos Olímpicos, quando aquela área tornou-se palco de competição ciclística.

 

(enviado em 3/10/16 por Pedro Ribeiro - secretário da ANAbricó)


Secretaria de Obras visita praia do Abricó para preparar projeto

 

Dia 19, a praia do Abricó recebeu visita da arquiteta Etiene e da assessora Priscila da Coordenadoria Geral de Projetos Viários subordinada a Secretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro com objetivo de formular projeto para obras de infraestrutura do local. Por cerca de duas horas o secretário, Pedro Ribeiro e o Relações Públicas, Claudio Haliuc, da Anabricó acompanharam o trabalho das funcionárias públicas que percorreram toda a extensão da estrada que margeia a praia, também as areias da parte naturista e as instalações do restaurante fotografando e se informando sobre a demanda que a Associação tem requerido: a falta de cerca que dificulte a descida de pessoas pela mata que rodeia a praia, a calçada para o estacionamento, banheiro, chuveiros e nova casa para os guarda-vidas, desta vez dentro da área nudista. Muitas medidas foram tomadas e anotadas. Agora só resta mais uma vez esperar a conclusão de mais esta ação da Associação naturista de Abricó.

 

(enviado em 20/09/16 por Pedro Ribeiro- secretário da ANAbricó)


 Obras em Abricó farão parte do orçamento do município do Rio em 2017

 

A luta por melhorias na praia do Abricó continua. Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, a Associação Naturista de Abricó, representada pelo Secretário Pedro Ribeiro e o Relações Públicas Cláudio Haliuc, foram gentilmente recebidos na presidência da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro pelo Chefe de Gabinete Cesar Abrahão, representante do Presidente da Casa Vereador Jorge Felippe. A equipe entregou ao sr. Abrahão um dossiê com as últimas ações da Associação na praia do Abricó e um Termo de Compromisso mútuo onde são expostos os problemas mais graves da (falta de) infra-estrutura e vigilância. A partir de um projeto elaborado pela Secretaria de Obras do Município para a construção de banheiros, chuveiro e calçada no local, ficou acertado que será inserido na previsão orçamentária do Município do Rio para 2017, o valor dos custos dessas obras.

 

(enviado em 14/09/16 por Pedro Ribeiro- secretário da ANAbricó)


Relatório da Comlurb sobre a operação de limpeza na praia do Abricó.

 

A Associação Naturista do Abricó agradece o empenho da equipe da Comlurb que realizou a mega-operação para limpeza total da praia e que realmente a deixou "um brinco". Cabe agora aos usuários zelarem pelo ótimo trabalho. Agora a empresa de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro apresenta o relatório completo da ação, o que nós reproduzimos a seguir.

 

"Prezados Senhor Diretor,

Bom dia!

 

Segue breve relato com fotos da operação da COMLURB de retirada de partes de veículo e destroços, proveniente de carcaça de veículo na Praia do Abricó, localizada em uma faixa de areia na Praia do Grumari, no canto esquerdo, identificada para a prática de naturismo e administrada pela Associação Naturista de Abricó (ANA).

 

Iniciamos a fase de planejamento vistoriando no local os itens a serem removidos levando em consideração, principalmente, a quantidade, a forma e peso dos itens.

 

Após a análise inicial, vimos que seria possível executar o serviço com os recursos que temos disponibilidade, estes: um trator com caçamba, uma padiola (emprestada) para remover os objetos mais pesados, cesto, sacos plásticos, dois garis, dois operadores e um encarregado de serviço.

 

Demos início à operação com os objetos mais acessíveis, passando para os objetos maiores e mais pesados no segundo dia. A partir do terceiro dia seguimos para os objetos menores e os objetos que estavam embaixo das pedras, aquelas que conseguimos deslocar para efetuar a remoção. Também removidos os demais objetos que encontramos como cadeiras, guarda sol, madeiras, uma tartaruga morta, pequenos objetos e lixo de maré.

 

Destacamos a dificuldade de remover todos os objetos mencionados acima em areia fofa e pedras, como também a oscilação da maré que por momentos invadiu o trecho de areia.

 

Destacamos ainda o empenho da nossa equipe formada pelos garis Diego Souza Rocha e Adriano Vieira de Morais, pelos operadores Marcos Antônio de Moraes Paes e Ronaldo Ribeiro da Silva e pelo Encarregado de Serviço Vagner Teixeira Ferreira.

 

Conseguimos finalizar o serviço com 12 dias de operação, mantendo as demais tarefas diárias, com uma estimativa de 43 horas de trabalho e 3,3 toneladas de resíduos retirados incluindo tudo, não somente o objeto inicial da operação.

Com a presença dos representantes da Associação dos Naturistas do Abricó que se fizeram presentes através do Senhor Cláudio Haliuc, Relações Públicas da Associação dos Naturistas do Abricó do Rio de Janeiro, do Senhor Pedro Ribeiro, Vice Presidente da Federação Brasileira de Naturismo e da Senhora Elizangela Santiago, Presidente da Associação Naturista do Abricó do Rio de Janeiro, vistoriamos o local em conjunto e obtivemos o aval dos mesmos quanto à completa realização do serviço, nos solicitando a reposição dos contêineres que foram levados pelas ressacas ocorridas neste ano."

 

Veja o relatório completo em arquivo docx, fazendo o download aqui (7,03 MB)

 

(enviado em 29/08/16 por Alexandre Macedo)


Após cinco anos, garis recolhem restos de ferragens automotivas da Praia do Abricó

 

Demorou cinco anos, mas finalmente uma das reivindicações da Associação naturista de Abricó em relação à praia foi atendida na última semana de junho. Trata-se do recolhimento de mais de meia tonelada de ferragem de automóveis que caíram (ou foram atirados de propósito) do alto da estrada que margeia a praia sobre as pedras. A maré se encarregou de trazer os destroços e espalhá-los pela praia. Eram eixos com roda, motores, bancos e toda sorte de artefatos oriundos e três ou quatro automóveis de diversas marcas. Durante estes anos a Associação se encarregou de retirar algumas peças que eram possíveis. Houve inclusive, há mais de um ano, um mutirão para retirada de peças pesadas liderada pelo ex-presidente da Associação, Leonardo Valentim, como documentada na reportagem abaixo. Mesmo sendo pedida a ajuda veio finalmente agora. Meia dúzia de garis da Comlurb se desdobraram para tirar com as próprias mãos a pesadíssima tralha. "O grupo fez um trabalho excelente" disse a atual presidente Elisangela Rodrigues, deixando a praia sem qualquer tipo de sujeira, inclusive nas trilhas. "Agora cabe aos visitantes da praia manter este impressionante ar de limpeza".

 

 

(enviado em 4/07/16 por Pedro Ribeiro- secretário da ANAbricó)


Placas de sinalização e informação são realocadas

 

Após pedido da Associação naturista de Abricó foram realocadas, nesta terça-feira, dia 26 de abril, as duas placas de sinalização e informação recentemente instaladas, para posições mais adequadas e mais seguras. A placa maior, que contém todas as regras de convivência do Naturismo, já tinha sofrido ação de intempérie marítima nesta quinta-feira , dia 21 de abril, e teve que ser retirada do local para preservá-la. Agora a Secretaria de Conservação da Prefeitura, desta vez, a recolocou num local mais apropriado para não sofrer danos das constantes ressacas que afetam a praia. A placa menor foi retirada de onde estava sobre as pedras e recolocada na descida do primeiro lance de escadas, assim que se chega na praia do Abricó.

 

Desta forma as duas placas ficaram mais ajustadas às suas funções e informam adequadamente os banhistas e usuários sobre as regras e normas da praia e da Lei municipal 5807/2014 que destina a área para a prática naturista.

 

(enviado em 27/04/16 por Pedro Ribeiro- secretário da ANAbricó)


Reunião na Secretaria de Meio-ambiente traz novas esperanças para solução de problemas no Abricó

 

A presidente da ANAbricó (de vermelho) reuniu-se com representantes de diversas secretarias municipais

No dia 19 de abril representantes de diversos órgãos municipais estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente no centro da cidade do Rio de Janeiro para discutirem problemas de segurança e de infra-estrutura da praia do Abricó. A reunião foi convocada pelo novo coordenador de conservação e proteção ambiental, Carlos Papera, para conhecer a diretoria da Anabricó. Por sua vez a Associação solicitou a presença de representantes de outros órgãos municipais que atenderam o pedido. Estavam presentes a presidente da Associação naturista do Abricó, Elisangela Santiago, o relações públicas Cláudio Haliuc e o secretário Pedro Ribeiro, além de representantes da Guarda Municipal, da Comlurb, da Seconserva, da CETRIO, SEOP, SMO e os gerentes dos parques da Prainha e de Grumari.

 

Haliuc apresentou a extensa pauta, que foi iniciada pelo debate sobre a matéria publicada pelo jornal O GLOBO sobre problemas de conduta sexual irresponsável na praia do Abricó, o que levou direto ao ponto da omissão da segurança pública na praia. Outros assuntos discutidos foram o problema da falta de conservação da calçada em frente à descida para a praia, a falta de sinalização pública indicando onde são as áreas permitidas para estacionamento na avenida estado da Guanabara, mudanças na estrutura de cobrança do estacionamento, construção de banheiros públicos, permanência de tendas para vendas de bebidas dentro da área naturista e construção das cancelas nas entradas dos parques.

 

Da Anabricó, também estiveram presentes o Relações Públicas (o segundo da esquerda para a direita) e o Secretário (o terceiro)

A conclusão geral foi que sem apoio da segurança pública e de infra-estrutura fica muito difícil a organização da praia de Abricó e de Grumari. A segurança deveria ser preventiva e não apenas esporádica. Deveria ser fixa e permanente. No entanto o representante da Guarda Municipal afirmou que não é possível no momento destacar agentes para fazer o patrulhamento fixo nesta região por falta de contingente suficiente. E avisou que até mesmo a recente conquista de haver patrulhamento da Guarda Municipal duas vezes ao dia já não está sendo mais possível. Só poderão ir nos dias da semana, e apenas por uma vez. Para tentar amenizar esse problema foi proposta que a associação estenda sua fiscalização própria também nos dias úteis. Para gerar recursos foi autorizada a permanência das duas barracas de vendas de bebidas dentro da área naturista e a a instalação de uma terceira tenda, fora da área naturista, exclusivamente para vendas de objetos de "souvenires" e cujos lucros serão investidos na segurança. Mesmo assim a Associação insiste na presença de agentes públicos de segurança fixos e permanentes na praia. Quanto à construção dos banheiros públicos foi informado que será necessário um estudo mais aprofundado sobre o solo onde seria construído a edificação. O solo é muito rochoso e impede uma solução viável no momento. Também foi cogitada a construção de uma rampa para deficientes físicos de cadeira de rodas para acesso à areia da praia. Quanto ao estacionamento foi sugerido que os trabalhadores na guarda dos carros estacionados fossem preferencialmente  moradores da comunidade de Grumari e prometido que mais placas indicando onde pode e não pode estacionar serão novamente instaladas. Houve pedido para que não houvesse mais a utilização dos reboques para os carros estacionados irregularmente, apenas aplicação das multas, porém foi rebatido que apenas as multas não resolvem o problema imediato. Já estão sendo feitos estudos para o reconstrução da calçada em frente à descida para a praia, e a placa informativa com as regras do naturismo será fixada no local indicado pela Associação. A gerência do parque da Prainha pediu apoio da Associação para a instalação dos dois portais nas entradas da avenida estado da Guanabara, em substituição às cancelas existentes. O presidente da Comlurb, presente também  á reunião informou que em breve vai retirar o resto das carcaças de automóveis que ainda estão na areia e pedras da praia do Abricó

 

No dia seguinte a reunião foi com o Comandante Geral da Guarda Municipal, o primeiro à direita.

A reunião que começou pontualmente às 10 horas da manhã, terminou ao meio dia e meia e foi considerada produtiva pela presidente da Anabricó, mesmo não tendo ainda problemas persistentes não resolvidos ainda.

 

No dia seguinte, dia 20, o secretário e o relações públicas estiveram em reunião com o Comandante Geral da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Claudio Laviano, na sede da entidade em São Cristóvão. Novamente foi colocada a problemática da falta da presença de agentes públicos de segurança na praia, mas mais uma vez foi feita a alegação de que não há contingente suficiente para satisfazer nossa reivindicação. Mas seria necessário pedir à Casa Civil da Prefeitura a previsão do destacamento desse contingente no Planejamento municipal do ano seguinte e, que, se aprovado, se tornaria uma determinação a ser cumprida. 

 

(enviado em 22/04/16 por Pedro Ribeiro- secretário da ANAbricó)


Vistoria na praia do Abricó constata falta de infra-estrutura adequada para receber frequentadores e turistas

 

Img: Pedro Ribeiro

Leonardo Valentim (ao centro) debate ideias para melhorar a infra-estrutura da praia do Abricó com Márcia Coutinho, coordenadora de Proteção Ambiental e Abílio Fernandes, gestor do Parque Municipal da Prainha

No dia 14 de janeiro, representantes de diversas instituições municipais estiveram na praia do Abricó para fazer uma vistoria que dará base para um projeto de parceria a ser assinado entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Associação naturista de Abricó. Também a diretoria da ANAbricó estava completa presente para receber a grande comitiva municipal, as quais discutiram e debateram ideias para melhorar a infra-estrutura do local para receber visitantes do mundo inteiro, os quais são esperados principalmente durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto próximo.

 

Img: Pedro Ribeiro

Leonardo Valentim acompanha a vistoria do representante da Secretaria Municipal de Obras.

Leonardo Valentim, presidente da Associação se diz otimista quanto aos resultados dessa vistoria, esperando que em breve a praia contará com a tão sonhada segurança pública, prevista em lei, mas até hoje não implementada no local. Ele também reconhece que foi a primeira vez que a praia do Abricó recebeu essa visita com tão grande quantidade de representantes oficiais, que têm realmente poder de decisão: SALVA MAR (corpo de bombeiros), CETRIO, SUBPREFEITURA DA BARRA, SMO (secretaria municipal de obras), SMAC (secretaria municipal de meio ambiente), SECONSERVA (secretaria municipal de conservação), 31º BPM, COMLURB, Guarda Municipal, SEOP (secretaria municipal de ordem pública), Parques da Prainha e Grumari, entre outros... Todos caminharam pela praia atentamente e constataram que realmente há muito a ser feito para que a praia do Abricó possa receber bem seus turistas naturistas.

 

Img: Pedro Ribeiro

A Vice-presidente da ANAbricó, Elisangela Santiago, também participou da vistoria e aguarda Valentim enquanto ele conversa com repórter do jornal O GLOBO.

A construção de um banheiro público foi discutido, mas como não haverá tempo de construir um até os jogos de agosto foi ventilada a hipótese de colocar banheiros químicos no local, por enquanto. A Comlurb já trouxe mais seis containeres de lixo pra serem distribuídos pela praia e estruturou finalmente uma ação para a retirada das carcaças de carro que enfeiam a linda paisagem há mais de 10 anos.

 

O próximo passo é a reunião novamente na Secretaria de Meio-Ambiente para alinhavar os termos das condições da parceria.

 

Como chegar na praia do Abricó?www.anabrico.com

 

Leia também a matéria publicada no jornal O GLOBo 

 

(enviado em 15/01/16 por Pedro Ribeiro)


 

Secretário de Meio-ambiente recebe diretoria da ANAbricó

 

img: Pedro Ribeiro

O Secretário Muniz recebeu a diretoria da Anabricó em seu gabinete:  Dr. Daniel Araújo, encarregado de assuntos legais da Secretaria,  Leonardo Valentim Presidente da ANAbricó, Elaine Barbosa, secretária do gabinete, Carlos Alberto Muniz, secretário de meio-ambiente e Claudio Haliuc, Relações públicas da ANAbricó

O Secretário Municipal de Meio-Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz recebeu a diretoria da Associação Naturista de Abricó em seu gabinete na sede da prefeitura da cidade, neste ensolarado e quente dia de 15 de dezembro de 2015. O presidente da Anabricó, Leonardo Valentim, foi debater com o Secretário ações que possam ser implementadas na praia de Abricó visando diminuir a quantidade de abusos sexuais cometidos na praia, principalmente nos dias do meio da semana, quando a Associação não está presente. A sugestão dada é formar uma parceria entre este órgão municipal e a associação para fortalecer o Naturismo e inibir o comportamento desses pervertidos, que prejudicam a imagem da praia e do Naturismo. O vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro, também presente à reunião, defendeu um maior comprometimento da prefeitura com a praia, lembrando que ela é conhecida internacionalmente e que recebe muitos turistas estrangeiros ao longo do ano. O Secretário Muniz acatou as reivindicações e sugeriu uma reunião para um planejamento conjunto de estratégias para a praia.

 

O presidente Valentim se disse satisfeito com a proposta e está confiante que teremos finalmente algum progresso nas relações da Associação com a Secretaria.

 

(enviado em 15/12/2015 por ANAbricó)


Naturistas Unidos, da Paraíba, visita praia do Abricó para promover o Surf Nu.

 

Os surfistas de Tambaba visitaram a praia do Abricó, no Rio de Janeiro

O grupo paraibano Naturistas Unidos (Movimento NU) é o mentor, criador e produtor do evento esportivo naturista mais bem sucedido do Naturismo brasileiro. O Tambaba Open de Surf, que já realizou oito edições anuais ininterruptas. O esporte desperta a curiosidade da mídia não naturista, que divulga o Naturismo para todo o Brasil com a cobertura do evento. O surf é o esporte naturista por excelência, diz Carlos Santiago, professor da Universidade Federal da Paraíba e presidente do Movimento NU, porque, segundo ele, a liberdade e o respeito ambiental são aspectos comuns do surf e do naturismo.

 

O Movimento Nu trouxe painéis para explicar o projeto SURF NU

No domingo, 22 de novembro, Carlos levou diretamente da Paraíba, um grupo de cinco surfistas da praia de Tambaba para divulgar o projeto "Surf Nu" na praia do Abricó, no Rio de Janeiro. O objetivo é o de lançar a semente para que se espalhe a ideia de que nas praias naturistas brasileiras sejam organizados grupos de surfistas naturistas. Que nesses locais também ocorram as competições nos moldes do Tambaba Open e no futuro haja circuito nacional de surf naturista e, quem sabe, uma competição nacional.

 

Os surfistas naturistas estavam ansiosos para fazer o que mais gostam: surfar

 

 

 

Os surfistas naturistas "tambabenses" estavam loucos para fazer o que mais gostam: surfar sem roupas e não viam a hora de entrar no mar com boas ondas da praia do Abricó. Estranharam, no entanto, a temperatura da água gelada, ao contrário das águas de Tambaba que estão sempre mornas. Mas esse detalhe não os desanimou, o desafio foi vencido e eles gostaram da experiência.

 

Os dirigentes do Movimento Nu, Julíndio Macuxi (à esquerda) e Carlos Santiago (o terceiro da esquerda para a direita) forma recebidos pelo presidente da Associação naturista do Abricó, Leonardo Valentim (segundo da esquerda para a direita) e por Pedro Ribeiro (à direita), vicepresidente da Federação Brasilelra de Naturismo.

(enviado em 23/11/15 por ANAbricó)

 


 

Autoridades do Rio de Janeiro recebem naturistas para ouvir reivindicações

Participaram da reunião Cláudio Gómez coordenador da CET Rio, Leonardo Valentim, presidente ANAbricó, subprefeito da Barra da Tijuca, Alexandre Vieira, Cláudio Haliuc, relações públicas da ANAbricó e Pedro Ribeiro, Vice Presidente da FBrN

Na manhã de terça-feira, 28 de julho, o subprefeito da Barra da Tijuca no município do Rio de Janeiro, o sr. Alexandre Vieira, convocou a diretoria da Associação Naturista de Abricó para uma reunião urgente para ouvir as reivindicações do grupo.

Leonardo Valentim, presidente da ANAbricó, Pedro Ribeiro, secretário da associação e vice-presidente da FBrN e Claudio Haliuc, Relações públicas pediram o apoio da Prefeitura para disponibilizar agentes da Guarda Municipal para fazer o patrulhamento na praia de maneira fixa e diária, como prevê a Lei municipal 5807/2014, além de pedir também a colocação de placas indicativas da direção da Praia do Abricó nas ruas das proximidades.

Após uma hora e meia de intensa conversa foi prometida uma nova reunião com com a presença dos comandantes da Polícia Militar da área e da Guarda Municipal para que sejam esclarecidos todos os pontos. Foi pedido à associação que ministre um curso sobre naturismo e de como deve ser a postura desses agentes na praia quando estiverem em serviço no local.

O presidente Valentim considerou muito positiva a acolhida neste momento e está esperançoso que a antiga reivindicação da associação seja finalmente atendida.

(enviado em 28/07/15 por Leonardo Valentim)


Posse de novo presidente da ANAbricó foi com festa à base de frutas

img: William Santiago

Leonardo Valentim e Elisangela Rodrigues substituem Pedro Ribeiro na condução da ANAbricó

Após 14 anos, a Associação naturista de Abricó tem novo presidente. A dupla Leonardo Valentim e Elisangela Rodrigues assumiram os cargos de presidente e vice-presidente no dia 1 de maio, mas a festa da posse somente ocorreu no sábado dia 2, na praia do Abricó, numa festa de confraternização com uma sortida mesa de frutas servidas para todos os freqüentadores da praia, associados ou não. Para tornar o evento ainda mais atraente foi sorteada entre os presentes uma cesta de produtos alimentícios. 

Diante de uma plateia atenta, Valentim recebeu de Pedro Ribeiro, o antigo presidente, uma faixa simbolizando a transferência da responsabilidade da gestão. Em seu discurso Valentim prometeu continuar o trabalho iniciado pela gestão anterior no sentido de tornar a praia ainda mais amigável e familiar, além de conseguir maior número de adesões à associação. Também relatou o ocorrido durante a primeira reunião como representante oficial da Associação com a Gestão do parque Municipal onde a praia do Abricó se localiza, onde há muita desinformação e preconceito explícito contra o naturismo na praia.

img: ElisangelaRodrigues

A comemoração dos aniversariantes reuniu uma boa galera

 

Img: Pedro Ribeiro

O primeiro pedaço de bolo foi dado ao naturista mirim

No dia seguinte, domingo, a festa continuou com a comemoração dos aniversários dos associados nascidos nos meses de março e de abril, com direito a um belo bolo confeitado. Mas, antes desse momento, a primeira missão da nova administração: retirar da praia peças de carros em pedaços, que estão espalhados por diversos pontos da areia já há alguns anos. Como estes carros foram parar na areia é um mistério. Há uma lenda que diz que são carros usados em gravação de novelas e séries de TV em cenas de perseguição e acidentes. Há outras correntes que acham que os carros estatelados no chão são obras de golpes contra seguradoras de automóveis. O fato é que os destroços nunca foram retirados antes por qualquer órgão responsável público ou privado. Um mutirão arregimentado na hora carregaram algumas pesadíssimas peças para fora da praia, de forma muito custosa e sacrificante. Mas há ainda muito para ser retirado. Boa parte do tempo as peças ficam escondidas pela areia e ficam descobertas quando as ressacas dessa época as expõem novamente. Um perigo aos banhistas por causa das partes metálicas enferrujadas.

Imgs: Pedro Ribeiro

Uma turma de homens fez um mutirão para retirar algumas das pesadas peças, que começou na área naturista tradicional, percorreu a área após as pedras (onde todos se vestiram por respeito aos demais frequentadores),...

...subiram as escadas e deixaram o material em local para recolhimento da Comlurb

Mas ainda há muito material a ser recolhido, que estão presos nas pedras

Outro fato digno de registro é que finalmente, após anos de recusa em fazer sob alegação de ferir normas ambientais, foi fixada na praia, pela prefeitura, entre as pedras a placa de sinalização com a regras de comportamento, de forma que será muito mais difícil ela sofrer ação destrutiva das marés violentas daquela região.

No primeiro final de semana da nova gestão, um feriadão, a tranqüilidade do local foi dominante, com quase nenhum caso a ser resolvido pelos novos fiscais das normas naturistas. Também a Associação começou a receber doações de roupas a serem distribuídas em casas de caridade, visando ajudar necessitados que sofrem por causa do inverno que se aproxima. nada mais natural para um naturista.

(enviado em 7/05/15 por Pedro Ribeiro)


 

Após 14 anos é eleita uma nova diretoria para a praia do Abricó

Eleição foi neste domingo 12 de abril

 

por Rick de Assis

 

Pedro Ribeiro, agora o ex-presidente da ANAbricó, coloca seu voto na urna na manhã ensolarada da praia de Abricó, neste domingo 12 de abril

Após uma gestão de 14 anos, Pedro Ribeiro não é mais o presidente da Associação naturista de Abricó, entidade fundada por ele em 2001, quando a praia do Abricó foi liberada para a prática do Naturismo depois de 7 anos de luta judicial.  Em entrevista exclusiva ao jornal OLHO NU, Pedro acredita que a renovação será extremamente saudável para a praia do Abricó, com novas ideias e modos diferentes de administração, "o que já devia ter acontecido há muitos anos", confessa. "A renovação ajuda a corrigir vícios e defeitos que acabam ignorados pela acomodação de uma situação". Pedro diz também que sai de cabeça erguida, tendo certeza que fez de tudo para tornar a praia do Abricó uma praia organizada e atraente para o naturismo, mas, reconhece, que "nos últimos dois anos começou uma crise na qualidade da frequência da praia, com muitas pessoas novas vindo com modos diferentes de enxergar o naturismo, levando o pensamento e a intenção para uma lado erótico e hedonista".

 

A então candidata à vice-presidente Elisangela coloca seu voto na urna.

Dos 815 cadastrados na associação somente 53 associados estavam aptos a votar, porque estavam em dia com sua obrigações associativas. Destes, 15 compareceram à praia e outros nove votaram via e-mail, todos na chapa vencedora, a única concorrente, e nos dois candidatos ao Conselho de ética e fiscal. "Foi mais um referendo do que uma eleição", diz Carlos Martinho, vice-presidente da Associação nesta gestão que acabou.

 

Os eleitos, Leonardo Valentim e Elisangela Rodrigues querem retornar ao bom ambiente da praia do Abricó do passado.

Leonardo Valentim e Elisangela Rodrigues, respectivamente presidente e vice-presidente eleitos, estavam vibrantes com o resultado e disseram que tentarão retornar ao clima familiar e totalmente naturista do passado, isso através de muito diálogo e convencimento. Pretendem também retornar com a segurança da praia, que está suspensa desde a última semana de fevereiro, mas avisa que ela somente estará disponível se em cada final de semana tiver sido arrecado fundos suficientes para custear os gastos do final de semana seguinte. Vale lembrar que, embora prevista na nova lei sobre a praia aprovada no final do ano passado, a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar ainda não é uma realidade. Pretendem também vender alguns souvenires da praia como meio de aumentar a receita. Também já vislumbram um grande acontecimento na praia na ocasião da realização dos Jogos Olímpicos no ano que vem, quando muitos turistas deverão unir os esportes ao naturismo e poderão visitar a cidade do Rio de Janeiro.

 

Oficialmente a gestão da dupla começa apenas no dia 1 de maio, mas já a partir desse final de semana e nos feriados da próxima eles já estarão no comando da praia e da associação.

 

(enviado em 13/04/15)


Praia do Abricó ganha nova placa

Foi instalada na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, a nova placa de sinalização da área naturista feita pela poder público municipal. Desde o dia 5 de março ela indica aos usuários e visitantes da praia que aquela área é naturista e que todos devem seguir as regras estabelecidas se quiserem entrar na praia.

A nova placa eliminou a lendária figura do jacaré das placas antigas, substituindo o símbolo pela imagem do fruto que dá nome à praia. Agora ela possui as informações também em inglês e foram colocados os símbolos da ANAbricó e da FBrN ao lado do da Prefeitura do Rio.

Ela também foi colocada no momento em que a ANAbricó, a associação que organiza a praia nos finais de semana está sofrendo uma crise administrativa, esperando as novas eleições que serão realizadas nas próximas semanas.

Clique sobre a imagem ao lado para ler com mais facilidade os dizeres da nova placa.

(enviado em 14/03/15 por ANAbricó)


Manifestação na praia do Abricó pede cumprimento da lei recentemente aprovada

Naturistas levaram cartazes e recolheram lixo no lado têxtil da praia 

por Pedro Ribeiro*

Imagens D. Nazário e Elisângela Souza

Nove naturistas da Associação naturista do Abricó fizeram uma "manifestação ambiental" no lado não naturista da praia do Abricó, no último dia 21 de fevereiro, data escolhida por ser o Dia Nacional do Naturismo e a data de nascimento de Luz del Fuego.

O objetivo do movimento foi o de chamar atenção dos frequentadores de toda a extensão da praia do Abricó e das autoridades municipais para o fato de que até agora as determinações da Lei 5807 não foram cumpridas: a presença da segurança oficial e a colocação das placas de sinalização que identificam a praia como área naturista.

O grupo, vestido, se movimentou a partir da área naturista tradicional carregando os cartazes, sacos de lixo, panfletos que seriam distribuídos e a bandeira da associação rumo ao limite direito da praia do Abricó, na margem do rio que secou já há alguns anos. O trajeto despertou muita curiosidade dos frequentadores da área têxtil. A estratégia foi parar no centro de pequenos grupos, explicar em voz alta os motivos da manifestação, distribuir os panfletos, mostrar os limites da praia do Abricó, convidar os outros usuários a terem mais cuidado com o lixo produzido e convocá-los para recolhê-lo. A cada 50 metros a ação era repetida para novos pequenos grupos até alcançar novamente a área naturista, encerrando o movimento.

Segundo os manifestantes foi muito interessante esta interação com os não naturistas da parte têxtil, que se mostraram curiosos e fizeram muitas perguntas. Somente no final da ação é que os manifestantes receberam críticas de usuários contrários à praia de nudismo. Consideraram o resultado muito positivo e acreditam que ações parecidas deveriam ser repetidas pelo menos uma vez por mês, o que poderia ajudar, inclusive, na aceitação do Naturismo por um maior número de pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Vice-presidente da FBrN

pedroribeiro@jornalolhonu.com

 

 

(enviado em 25/02/15 por ANAbricó)


Lei Municipal confirma Naturismo na praia do Abricó

Acaba de ser promulgada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a Lei Municipal nº 5807/2014 que confirma a Resolução de 1994 que coloca a praia do Abricó como local oficial para a prática do naturismo no município.

A nova lei, de autoria da vereadora Laura Carneiro, estava correndo pelos trâmites legais da Câmara Municipal desde maio de 2013 até a sanção do prefeito Eduardo Paes, neste dia 6 de novembro. O novo texto determina que deverá haver maior cooperação do poder público com os naturistas, inclusive na sinalização local e na segurança.

Pedro Ribeiro, presidente da Associação naturista de Abricó, diz que o fato foi a coroação de vinte anos de luta e esforço para manter o naturismo organizado, saudável e seguro no local, mesmo sofrendo todo tipo de descaso e preconceito do poder público e de uma pequena parte da opinião pública.

O que mudará na praia após a promulgação da lei? "Bem, isto somente o tempo dirá", pondera Pedro Ribeiro, "mas nada mudará se nosso esforço, o dos associados, não continuar pressionado por melhorias".

Veja o texto da nova lei na íntegra

(enviado em 7/11/14 por Claudio Haliuc)


Gincana junina festeja o Dia Internacional do naturismo

 

No dia 15 de junho a Associação naturista de Abricó promoveu na praia do Abricó sua anual festa junina, comemorada, neste ano, juntamente com o Dia Internacional do Naturismo. Dezenas de associados compareceram, cada um levou um prato junino para compor a mesa de festa, que ficou sem espaço para tantos quitutes. A ideia é a confraternização.

 

Desde cedo a organização da festa construiu um corredor decorado com bandeirinhas com estampas da bandeira do Brasil e bexigas coloridas, além de colocar banners alusivos à história do Naturismo na praia e à Luz del Fuego, patrona do Naturismo brasileiro.

 

"Infelizmente há lixo deixado na praia por não naturistas. Esse destroço  de um veículo está na areia da praia há muito tempo", reclamam os naturistas.

Para facilitar as relações de amizade entre os frequentadores foi organizada uma gincana com diversas provas divertidas e de conscientização ambiental. Separados em dois grupos os participantes tiveram como primeira prova o recolhimento de lixo que fosse encontrado na área da praia e nas trilhas. Em apenas meia hora o resultado foi seis sacos de 100 litros lotados de todo tipo de dejetos que infelizmente alguns frequentadores da praia, evidentemente não naturistas, deixam em todo lugar, principalmente atrás de pedras.

 

Dando prosseguimento, a segunda prova foi a corrida de pés juntos, que consiste em uma dupla da mesma equipe correr junta de pés amarrados um determinado trajeto, sem arrebentar a frágil atadura. A prova seguinte foi estourar bexigas enchendo-as ao máximo, depois um rápido torneio de peteca e competição da pintura corporal, com o tema "Copa da Fifa 2014". Enquanto os artistas pintavam suas "telas" os outros fizeram pausa para comer um pouco da fartura das comidas típicas de festas juninas, além da deliciosa sopa de ervilhas da Érica.

 

Após o julgamento da melhor obra naturista dos corpos pintados a competição estava empatada entre as duas equipes. Mas um jogo de vôlei anunciou a vencedora. Logo após foram feitos sorteios de brindes para a criançada. A festa foi encerrada à sombra da montanha que, nesta época do ano, ocupa a praia já a partir das 3 horas da tarde.

 

(enviado em 16/06/14 por ANAbricó)


Fernando Gabeira visita a praia do Abricó, a trabalho

O jornalista e ex-deputado federal e Fernando Gabeira visitou, neste sábado 4 de janeiro, de sol forte de verão a lotada praia do Abricó no Rio de Janeiro. Seguindo integralmente as regras naturistas da praia, Gabeira estava preparando uma matéria para seu programa "Gabeira", no canal pago Globonews.

O tema do programa será praias naturistas que "dão certo" comparando com as que têm dificuldades em se estabelecer, como a almejada praia Brava em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Na praia do Abricó ele entrevistou a comerciante Érica Menezes, dona de um quiosque na praia naturista.

Fernando Gabeira é o autor do projeto de lei que regulamenta o funcionamento das praias naturistas brasileiras, o qual foi extinto no Senado Federal.

No domingo, 5, Gabeira viaja para a praia de Tambaba para continuar sua reportagem. O programa irá ao ar nas próximas semanas.

(enviado em 4/01/14 por Pedro Ribeiro)


Vereadora do Rio de Janeiro  faz homenagem à Federação Internacional de Naturismo pela passagem de seus 60 anos

A vereadora Laura Carneiro (ao centro) entrega ao Presidente da Anabricó (à direita) a moção de congratulações pelo aniversário da INF.

Na segunda-feira, 9 de dezembro, a vereadora Laura Carneiro (PTB) da Câmara Municipal do Rio de Janeiro prestou homenagem ao naturismo mundial com entrega de uma Moção de Congratulações à International Naturist Federation pela passagem de seu sexagésimo aniversário de fundação, texto aprovado na sessão de 18 de setembro passado.

O presidente da Associação naturista de Abricó, Pedro Ribeiro, foi convidado para receber a moção em nome da INF durante uma sessão especial no salão Teotônio Villela para o lançamento da Frente Parlamentar contra as variadas formas de preconceito e intolerância.

Em seu discurso, Pedro Ribeiro aproveitou para explicar, em linhas gerais, à audiência o que é Naturismo e ressaltou que também nossa filosofia ainda sofre muito preconceito e intolerância por parte da sociedade organizada, especialmente de muitos políticos.

A sessão, transmitida ao vivo pela TV Câmara, teve participação do coral da casa, que cantou músicas natalinas e folclóricas, além de outros depoentes sobre o tema da reunião.

A sessão foi aberta com o canto do Hino Nacional Brasileiro e contou com a participação de vários depoentes representantes de associações civis especialmente convidados para o evento

 

Imagens: Facebook da vereadora Laura Carneiro

 

 

 

 

 

(enviado em 12/12/13 por Pedro Ribeiro)


 

Nudistas da praia do Abricó não aconselham topless em Copacabana

 

Para naturistas, diferença cultural é entrave maior que a lei.

Na segunda (11), G1 flagrou ginastas dinamarquesas sem sutiã na areia.

João Bandeira de Mello

Do G1 Rio

 

Foto: Cristiane Cardoso/G1

O time de ginástica da Dinamarca aproveitou a manhã ensolarada de segunda-feira para se bronzear em Copacabana. De topless, comum na Europa, ficaram surpresas ao descobrir que a prática não é usual no Brasil e vestiram o top do biquíni

Embora não esteja especificado no artigo do Código Penal que trata de ultraje público ao pudor, o topless feito por ginastas dinamarquesas, que chamou a atenção na segunda-feira (11), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, é avaliado como desaconselhável por praticantes de nudismo da cidade, devido ao local e à falta de costume dos brasileiros com a exposição dos seios, comum na Europa.

 

Por si só, mostrar os seios na orla de Copacabana não é algo que espante, na opinião de Claudio Haliuc, relações públicas da Associação de Naturismo do Abricó, que reúne frequentadores da única praia de nudismo do Rio, entre Prainha e Grumari, na Zona Oeste. Fazê-lo naturalmente, sem intenções além de bronzeá-los, é que sim. "A gente já vê há bastante tempo, em Copacabana, aquelas meninas se mostrando pros turistas, não é mesmo? A diferença, acho, é que, dessa vez, turistas estrangeiras é que fizeram topless, que é algo comum no país delas, e não esperavam a reação aqui, chamar tanto a atenção".

 

Por cuidado, Claudio não recomenda topless em Copacabana, devido à exposição, para quem quiser evitar chamar a atenção. "É uma praia cheia de prédios de frente, muito povoada e aberta", enumera, ressaltando que a Praia do Abricó é separada por pedras de Grumari.

 

Nas areias do Abricó, a impressão era semelhante na tarde desta quarta-feira (13). Para Carlos Alberto Brito, de 43 anos, dono de uma barraquinha de bebidas, a falta de informação da existência de uma praia de nudismo foi um azar para as dinamarquesas. "A gente tem uma praia própria para vir sem roupa aqui no Rio; e você pode ver que não tem problema, todo mundo respeita", conta, apontando para a praia, tranquila, separada pelas pedras, mas a menos de 50 metros de um local bem frequentado de banhistas "vestidos" no canto esquerdo de Grumari.

 

"Durante a semana, vem gente de biquíni e sunga aqui também, mas, sábado e domingo, é todo mundo nu. Eu não vou nem de topless para o lado de lá [Grumari], por uma questão de respeito a quem não quer me ver nua, e, acho que pelo mesmo motivo, ninguém vem vestido para o lado de cá também", acrescenta Érica Menezes, de 34 anos, mulher e parceira de Carlos Alberto na barraquinha.

 

Ao mesmo tempo, um frequentador vestido apenas com um óculos Ray Ban, que preferiu não se identificar, apontava que a falta de especificação no artigo 233, que tipifica o ultraje público ao pudor, contribui para uma certa arbitrariedade em sua aplicação, já que a inclusão do topless como algo proibido acaba sendo decidida por policiais ou guardas municipais sem estar inscrita na forma da lei.

 

Segurança preocupa

 

A quatro meses da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, a segurança preocupa a Associação Naturista de Abricó. O artigo 3º da Lei 4.059/2005, que previa o uso da Guarda Municipal nessa função, foi vetado. Por sua vez, a sinalização indicando a localização e a característica nudista da praia foi mantida, mas jamais aplicada.

 

"A associação paga segurança privada, com dinheiro recolhido, durante os fins de semana, dos frequentadores, que doam de forma voluntária. Mas, para evitar confusões, que já ocorreram no passado, deveríamos ter a Guarda Municipal, artigo que infelizmente foi vetado da lei que estabeleceu o naturismo no Abricó. Esperamos que, com o autor da lei, o então vereador Adilson Pires (PT), como vice-prefeito, haja um movimento da prefeitura para mudar essa lei a pôr a GM na segurança, além de, principalmente, instalar a sinalização, que foi aprovada, porque a segurança preocupa, principalmente com os próximos eventos", diz Claudio Haliuc.

 

De acordo com a assessoria de Pires, também secretário municipal de Desenvolvimento Social, "o vice-prefeito vai viabilizar meios com outros órgãos da prefeitura para garantir a ordem no local, de modo que, ocorrendo abusos, os agentes de segurança possam garantir a segurança do cidadão".

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia

 

(enviado em 15/03/13 por Peladistas Unidos)


TV Uol faz previsão de tempo para três praias Naturistas do Brasil

 

Entrando no Clima: já foi a uma praia de nudismo?

Programe o seu fim de semana com a previsão do tempo. A meteorologista Laura Ferreira, do Jornal do Tempo, deixa você informado sobre tudo que irá acontecer no tempo em todo Brasil, além de trazer toda semana uma dica turística. Produção Somar Vídeo. Visite o UOL Notícias. Saiba mais

 

 

(enviado em 8/03/13 por Marcelo Pacheco via Portal Brasil Naturista)


Reality Show na praia do Abricó

 

A dupla competidora e equipe de tv israelense na praia do Abricó

Na quinta-feira, 24 de janeiro, a praia do Abricó foi palco de mais uma atração inusitada. Ela serviu como uma prova de um reality show israelense.

 

O programa Amazing Race Israel consiste em uma competição entre 7 duplas que precisam realizar provas inusitadas em diversas partes do Globo. A tarefa que incluiu a praia do Abricó era a de ir a uma praia de nudismo no Rio de Janeiro, tirar as roupas e jogar frescobol com frequentadores. As duplas podem se recusar a realizar as tarefas, mas perdem pontuação na disputa de 500 mil dólares.

 

Equipe de produção e frequentadores da praia posam para foto após as gravações

Apenas uma dupla concordou em realizar a tarefa na praia do Abricó. Eles haviam chegado pela manhã de Paris, na França, onde a temperatura beirava os cinquenta graus negativos e foram direto para a praia onde a temperatura batia os trinta e seis graus positivos. Pelas regras do programa eles não podem nem mudar de roupa para chegar ao local da tarefa e por isso antes da nudez vestiam roupas pesadas de frio, as quais foram novamente usadas para ir embora.

 

Os naturistas da praia do Abricó curtiram muito a brincadeira.

 

 

(enviado em 25/01/13 por Pedro Ribeiro)


 

Nota de falecimento

 

 

 

A Associação Naturista do Abricó também lamenta informar o falecimento de seu associado Carlos Alberto,  aos 57 anos, de complicações de um tumor cancerígeno contra o qual lutava há quase um ano.

 

 

 

 

(enviado em 27/08/12 por e ANAbricó)


Bandeira nova, barraca nova e a tradicional festa de aniversário

 

 

Fim de semana cheio de novidades na famosa praia do Abricó, no Rio de Janeiro. No sábado, 25 de agosto, foi inaugurada a nova bandeira da Associação naturista de Abricó, que tremulou com muito vigor durante todo o dia. Ela serve para facilitar a localização da diretoria da associação na praia.

 

 

Outra novidade foi a ratificação da permanência dos novos barraqueiros da praia. Carlos e Érica são o casal responsável pelos "comes e bebes" da praia do Abricó desde maio, mas agora se consolidaram na preferência dos naturistas frequentadores com seus sanduíches de carne assada e batidas deliciosas, servidos com muita simpatia e eficiência.

 

 

 

Para completar, no domingo teve o tradicional bolo de aniversário que comemorou as datas natalícias de agosto dentre os associados. Uma singela festividade que serve para congregar e aproximar outros frequentadores da praia.

 

 

(enviado em 27/08/12 por ANAbricó)


Tarde de arte na Praia do Abricó

 

 

 

A jovem artista plástica boliviana Lucia Arraya Espinoza passou o sábado ensolarado pintando artisticamente corpos de uma modelo e dois naturistas que visitaram a praia do Abricó neste 11 de agosto. A beleza plástica atraiu a atenção dos outros banhistas que acompanharam atentamente as performances dos modelos que serviram de tela para seu trabalho.

 

 

 

 

Lucia se formou em Artes Plásticas em Havana, Cuba e tem um vasto currículo de trabalhos realizados que pode ser conferido em seu blog http://luciaarrayarte.blogspot.com.br/.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais detalhes sobre sua visita performática à praia do Abricó com muitas fotos e entrevistas na edição de setembro do jornal OLHO NU. Aguarde.

 

 

 

 

(enviado em 11/08/12 por Pedro Ribeiro)


NATES visita ANAbricó

 

 

Márcio Braga, presidente da NATES (Naturistas do Espírito Santo) e sua esposa Carmelita visitaram a praia naturista do Abricó no último dia 4 de agosto, um sábado ensolarado e belíssimo de inverno (!). Os visitantes que chegaram de surpresa foram recebidos por Pedro Ribeiro, presidente da ANAbricó (Associação Naturista de Abricó), e seus associados. Foi um dia de muito papo e de muitos assuntos colocados em dia.

 

Pedro e Márcio aproveitaram para "trocar figurinhas" sobre as alegrias e dificuldades de se gerenciar espaços públicos como praias.

 

O dia foi encerrado com a promessa do presidente da ANAbricó retribuir em breve a visita feita por Márcio e a esposa, na praia naturista de Barra Seca, em Linhares, no Espírito Santo.

 

(enviado em 11/08/12 por ANAbricó


Turma do Abricó presente no Rincão Naturista

O IX Encontro Brasileiro de Naturismo aconteceu entre os dias 27 de abril e 1 de maio de 2012 no Clube Rincão Naturista, uma belíssima fazenda situada nas montanhas de Guaratinguetá, no estado de São Paulo. Doze "abricoenses" estiveram participando do evento que reuniu entidades naturistas de todo o Brasil para discutirem assuntos relativos à organização do Naturismo e aproveitaram para se divertir no bem estruturado empreendimento. Apesar do frio e da chuva, houve caminhadas ao ar livre com ápice na linda cachoeira cercada de muito verde e natureza. Novas amizades foram estabelecidas e as antigas foram solidificadas. É o Naturismo em sua essência.

(enviado em 7/05/12 por Pedro Ribeiro)


ANAbricó se fez representar no IV ELAN

Pedro Ribeiro e João Olavo  confirmam acordo de uso de CNPJ da Federação

O IV Encontro Latino Americano de Naturismo ocorrido no início do mês de março no Chile, na Playa Luna, teve a Associação naturista de Abricó representada por seu presidente Pedro Ribeiro, que aproveitou a ocasião para confirmar acordo com o presidente da Federação Brasileira de Naturismo, com o qual fica estabelecido com a ANAbricó poderá usar o CNPJ da FBrN, nas reuniões oficiais da criação do Conselho Consultivo do Parque Ambiental da Prainha e Grumari. Pedro aproveitou para presentear o presidente da FBrN, João Olavo Rosés, com o DVD Abricó, Inesquecível. Também foram presenteados com cópias do disco o presidente da Associação naturista do Chile, René Rojas, e Glacy Machado, a autora do famoso Blog da Glacy.

Glacy Machado recebe uma  cópia do DVD Abricó, Inesquecível

René Rojas presenteia Pedro Ribeiro com uma pequena garrafa de vinho chileno, com rótulo comemorativo do evento

 

(enviado em 22/03/12 por Pedro Ribeiro)


Veja as matérias antigas clicando aqui

Você está acessando as páginas da Associação naturista de Abricó



ANA - Associação Naturista da Praia do abricó 2003 / 2013
Todos os direitos reservados.